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quinta-feira, 13 de março de 2014

Peugeot 203

203 é o primeiro modelo da Peugeot apos a guerra.





Peugeot — Uma marca do Grupo PSA — cronologia, 1950-presente
Classe 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Mini


104

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Compacto 203
204

205
206 207


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Médio
403 404

405 406 407
Grande

504 505




604
605 607
Minivan




806 807
Mini MPV





1007
SUV


Peugeot P4

4007


 O Peugeot 203 é um carro de tamanho médio, que foi produzido pelo fabricante francês Peugeot entre 1948 e 1960.

O carro foi exibido no Salão de Paris em 1947, mas nessa altura já tinha estado em desenvolvimento há mais de cinco anos. Volume de produção foi inicialmente prejudicado por greves e escassez de materiais , mas a produção tem em curso no final de 1948, com os compradores aceitar a entrega de 203S desde o início de 1949 .

O 203 foi o primeiro modelo novo Peugeot lançou após a Segunda Guerra Mundial. Durante o seu ciclo de produção de doze anos cerca de 700.000 203S de todas as variantes saiu da linha de montagem em Sochaux, na França. Entre o fim do 202 em 1949 e com o lançamento do 403 em 1955, o 203 foi o único modelo produzido pela Peugeot.




The body


Peugeot 203 4-Door Berline (1948 - 1952 version)
O 203 foi a produção bodied primeiro monocoque Peugeot. O carro estava de olho catchingly moderno e tinha uma semelhança marcante com o fastback americana Chevrolet Fleetline, embora o seu perfil de vento traindo também refletiu a tendência de racionalização aparente em alguns dos designs mais modernos da Europa, incluindo alguns dos próprio modelo do Peugeot 402, a partir de 1930.
 

O sedã de quatro portas foi o maior vendedor, mas a partir de 1950 uma versão cômoda de cinco portas imóveis (Commerciale) e um de seis lugares (Familiale), com três fileiras de assentos, também foram oferecidos em uma distância entre eixos alongada em 20 cm (7,9 in) a 278 cm (109 polegadas) ao tomar o cuidado de estender a distância entre eixos para as versões de propriedade e da família, a empresa criou um padrão que eles seguissem com várias gerações sucessivas de veículos comerciais de médio porte, como o Peugeot 404 e 504.

Em outubro de 1952, o Paris Motor Show acolheu um 203 modificado que caracterizado agora articulada janelas trimestre de luz nas extremidades dianteiras das portas da frente e uma janela traseira alargada nas versões saloon / sedan.Esta atualização também viu a remoção do indicador de velocidade a partir do centro do painel para uma posição directamente em frente do condutor.





Until 1953 the protruding fuel filler cap was rather exposed. 

(From 1953 it was covered by a flap.)

Fotos publicitárias do início dos anos 1950 tendem a evitar mostrar a parte traseira do carro do lado direito. Isso muda com 203S exibidos no Motor Show 1953, depois que a tampa do depósito de combustível até então saliente foi afundado um par de centímetros mais baixos para a asa traseira, e ganhou a proteção de uma aba de abertura ajustada alinhada com a linha da carroçaria

Junto com melhorias para os carros existentes, Peugeot introduziu um 2 portas coupé 203 no final de 1952, embora este não foi tão bem sucedido quanto o esperado e silenciosamente desaparece das brochuras, um ano depois. Havia vários cabriolet baixo volume e conversões coupé produzidos por especialistas em colaboração com a Peugeot disponíveis durante o 203 da corrida de produção, embora a remoção do telhado de um projeto adiantado monocoque exigiu extensa fortalecimento do corpo que somado ao peso do carro e reduziu a performance.

 
Durante anos Número vanguarda do nariz do carro carregava um, à frente de tendência ornamento leão capô cromo angular - a imagem leão sendo a marca da Peugeot. Isso foi removido para 1959, devido a preocupações de segurança, eo logotipo foi incorporada uma baguete em forma emblema mais plana no nariz do carro.


Uma variante militar foi desenvolvida e apresentada aos militares que mostrou pouco interesse. O protótipo foi convertido em um carro de bombeiros de fábrica para fábrica Peugeot.
 
Motor e peças de rolamento
203 Familiale (propriedade da família com três fileiras de assentos)

O motor de quatro cilindros 1.290 cc era incomum em suas dimensões de cilindro 'oversquare', e foi destacado para a forma hemisférica das câmaras de combustão incluído na luz cabeças de cilindro de metal. No lançamento, uma potência de 42 cv (31 kW) (41 hp) foi reivindicada, que foi aumentada em 1952-45 PS (33 kW) (44 hp) para o outubro 1952 Paris Motor Show. Peugeot publicidade apontou que o aumento do poder veio sem qualquer penalização em termos de economia de combustível ou imposto automóvel (que era uma função da cilindrada inalterada). Foi feita referência a uma mudança no projeto do cilindro, mas não houve mudança na taxa de compressão, que manteve-se em 6,8.: 1 [7] Anunciado velocidade máxima aumentou, em 1952, entre 115 km / h (71 mph) para 120 kmh (75 mph): as versões mais imóveis foram significativamente mais lento. 0-60 tempo foi 20 segundo, eo consumo de combustível foi 20-35mpg.

A mudança de engrenagem montada em coluna controlada uma caixa de velocidades manual de quatro velocidades: o poder foi entregue às rodas traseiras através de um veio de transmissão de condução através de um conjunto de engrenagens sem-fim e roda no diferencial. Possivelmente a atualização mais significativa ocorreu em março de 1954 com uma nova caixa de velocidades sincronizada de quatro velocidades, com em todas as velocidades para a frente, foram entregues entre 1949 e 1954 na proporção inferior.

A suspensão era inclinada a frente independente de uma mola transversal fina, enquanto a suspensão traseira foi molas helicoidais com barra Panhard.



Comercial

O 203 foi um enorme sucesso na França. Em um movimento que, sob certas condições pode-se esperar que têm incentivado o desconto do modelo antecessor, o 203 foi descrito e anunciado vigorosamente na última página do folheto de vendas distribuídos para potenciais compradores do Peugeot 202 em outubro de 1947, quase um ano antes que o 203 poderia ser oferecido para venda. Não parece ter sido uma boa dose de demanda reprimida pelo tempo que o 203 foi realmente lançado, ea praticidade, preço e confiabilidade do carro cortejado muitos motoristas. 200 foram saindo da linha de produção a cada dia em 1950, e esse ano o 203 alcançou 34.012 vendas no mercado interno, comandando 19,5% do mercado de automóveis francês, onde ele foi perdendo apenas para o (muito menor e mais barato) Renault 4CV em termos de vendas unitárias


Peugeot 203

Sucesso de mercado inicial foi seguido pela exportação de 203S, nomeadamente para a Alemanha Ocidental.

Seis anos após a sua produção executar um crescente corpo de dados sobre as vendas de segunda mão tornaram-se disponíveis. No início de 1954, observou-se que em França, a 203 perdeu valor mais lentamente do que qualquer outro carro francês geralmente disponíveis, graças a uma combinação de virtudes, incluindo, um motor econômico de confiança, níveis de equipamento bem julgados, incluindo o teto solar, boa manobrabilidade ajudado por um extraordinariamente apertado círculo de viragem (possível por causa de sua tração traseira lay-out "à moda antiga"), e não obstante uma caixa de velocidades bastante hostil, que durante o verão de 1954 será substituído pelo novo sincronizada toda a transmissão da Peugeot "C2" . 

Os mais fortes fabricantes nacionais na década de 1950 eram Citroën e Renault, que nos dez anos a partir de 1945 concentrou-se em carros grandes e pequenos carros, respectivamente. O sucesso do 203 foi, portanto, uma homenagem tanto para a excelência do produto e para a ausência de seu setor, em seus primeiros anos, de concorrentes tradicionais. Um competidor dominante poderoso apareceu em 1951 com o lançamento do Simca Aronde, mas com a economia do pós-guerra finalmente começando a experimentar um crescimento útil lá parece ter sido uma ampla capacidade no mercado para ambos os carros. Por volta de 1955, quando Panhard ganhou acesso à rede de concessionárias Citroën, o 203 estava bem estabelecida no mercado e Peugeot tinham se movido para além da sua política de um só modelo. O 203, no entanto, continuou a vender bem até o fim da década.
 

 O Fim do 203
 
A final Peugeot 203 saiu da linha de produção da fábrica Peugeot Sochaux em 25 de Fevereiro de 1960, que foi uma quinta-feira. Três meses depois, no final de maio, o modelo desapareceu das listas de preços. 

Um mês após a produção do último 203, a Peugeot lançou o 403-setembro, que era uma versão mais recente do seu maior modelo 403 com o 7CV menor (7 potência fiscal) do motor do 203 Na época do 203 de morte, este despojado para baixo versão do Peugeot 403 foi apresentado como o substituto para o 203, embora se possa argumentar que o espaçoso front-wheel-drive 1300 cc Peugeot 304, que apareceu apenas em 1969, ou mesmo o consecutivamente nomeado Peugeot 204 ocupado mais diretamente o nicho de mercado, que no início de 1950 o 203 tinha feito a sua própria.

 
Produção australiana

O 203 também foi montado na Austrália, começando em 1953, e tornando-se assim o primeiro modelo Peugeot para entrar em produção no país. [11]
Cidade do Cabo-Paris

Este foi o caminho percorrido por Andre Mercier e Charles de Cortanze em 1953, foi 15,000 km (9.300 km) e fizeram isso em um tempo recorde de 17 dias. O evento também despertou o interesse da economia de combustível incrível do veículo - um único tanque durou 900 km (560 mi), mesmo com o terreno difícil.

Em 2003, para comemorar o 50 º aniversário da jornada heróica, Didier Pijolet e Leigh Wootton ambos completou a façanha em menos de um mês. Eles estavam armados com suas próprias 203S, um co-piloto, respectivamente, e uma equipe de filmagem.

  2006 Ampol Execute novamente
Peugeot 203

Em 23 de abril de 2006, em Sydney, cerca de uma dúzia Peugeot 203 veículos (em conjunto com outros modelos de Peugeot - 204, 403, 404) partiu da "Peugeot 2006 Rodada Austrália Execute novamente". Um evento organizado por Graham Wallis da Peugeot Automóvel Club de Victoria para comemorar o 50 º aniversário da Ampol Rodada Austrália Julgamento 1956 que foi ganho por Wilf Murrell e Allan Taylor em um Peugeot 403 sedan depois de percorrer 12.000 milhas (19.300 km) da acidentada australiano estradas e caminhos.

Em 2003, Graham Wallis organizou um 50th Anniversary reprise de 1953 Redex Rodada Austrália julgamento em que onze Peugeot 203S começou e terminou dez 203S. A vitória 203 no Julgamento Redex originais colocar Peugeots no pós-WW II mapa automobilismo na Austrália, em grande forma.
Fontes e leitura mais adicional
Wikimedia Commons possui multimídia sobre Peugeot 203.

  •      Gloor, Roger (1 Auflage 2007). Alle Autos der 50er Jahre 1945 - 1960 Stuttgart: Motorbuch Verlag. ISBN 978-3-613-02808-1.
  •      "Automobilia". Toutes les voitures françaises 1960 (Salão de Paris outubro 1959) (Paris: Histoire & coleções). Nr. 15: Página 37 2000.
  •      "Automobilia". Toutes les voitures françaises 1953 (Salão de Paris outubro 1952) (Paris: Histoire & coleções). Nr. 14: página 52 2000.
  •      (descrito em fontes contemporâneas como "déflecteurs aux vitres")
  •      "Automobilia". Toutes les voitures françaises de 1954: Hors Série n ° 24 de la revue Automobilia (salão de Paris outubro 1953) (Paris: Histoire & coleções). Nr. 24: Páginas 50 e 51 de 2002.
  •      "Automobilia". Toutes les voitures françaises 1959 (Salão de Paris outubro 1958) (Paris: Histoire & coleções). Nr. 21: Página 41 2002.
  •      "Automobilia". Toutes les voitures françaises 1948 (Salão de Paris outubro 1947) (Paris: Histoire & coleções). Nr. 7: 65 Página 1998.
  •      Willson, Quentin (1995). O Ultimate Book Classic Car. DK Publishing, Inc. ISBN 0-7894-0159-2.
  •      W. F. (10 de agosto de 1950). "Pariser Modelle ....." Es soll sich ein hum Fahrzeug Handeln, das dem bekannten Peugeot 203 entspricht, der zur Zeit mit 200 Stück täglich das Bandas verlässt Alteren dem und Renault "Juvaquatre" Starke Konkurrenz macht .. "". ONLINE ZEIT. Retirado 2013/05/12.
  •      René Bellu (Julho de 2000). Toutes les voitures françaises de 1950: Hors Série n ° 16 de la revue Automobilia (em francês). Histoire & Collections.
  •      Peugeot na Austrália Retirado de www.peugeot.com.au em 8 de março de 2011

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Peugeot_203

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