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3º Encontro de veículos antigos km Rodados

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas para não danificar seu carro em dias de chuvas


O Verão vem ai, e com ele as poderosas chuvas, e como moramos no Brasil, onde qualquer chuvinha tudo vira um inferno decidi fazer um artigo ensinando a galera a passar corretamente por uma rua alagada, caso necessário.

Não é aconselhavel que façamos o carro virar barco para passar em ruas alagadas, mas as vezes somos obrigados a enfrentar a força da agua para não perder o carro ou até mesmo ser arrastado.
Em dias de chuva, é comum o motorista ficar em dúvida se deve arriscar passar com o carro no alagamento. Então, se não souber qual é a profundidade da poça d’água, o melhor é procurar outra rota porque, dependendo do local, a água pode danificar o motor, catalisador e outros sistemas. “O prejuízo pode ser enorme.


Primeiro, vamos entender os riscos que você tem ao passar numa enchente.


1. Caso o motor morra durante a travessia, jamais tente dar a partida, mantenha-o desligado e remova o veículo até uma oficina. Diante da possibilidade de admissão de água, essa prática reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.

2.Observe a altura do nível de água do trecho alagado, a maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo exceder o centro da roda.

3.É prudente que o veículo, durante o alagamento, seja dirigido em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 RPM, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo.

4. No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre “N” e “1”, de modo a manter a velocidade do veículo baixa durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 RPM.

5. Alguns veículos automáticos oferecem como opcional o ajuste da tração, conhecido como “WINTER” ou “SNOW”. Embora sua função seja a de conferir maior segurança durante trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine graças ao bloqueio do diferencial, também deve ser utilizado durante alagamentos, pois beneficia o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor.

6. Mantenha a calma nos casos em que, durante a travessia, sejam constatados sintomas como o aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 (veículos diesel), pois provavelmente todo esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (veículo diesel), sendo, na maioria das vezes, um fato passageiro que não impede a dirigibilidade. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados.

7. É recomendado desligar o ar condicionado, reduzindo assim o risco de calço hidráulico. Essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor. Veículos rebaixados e turbinados, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico; por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. Se o veículo estiver nessas condições, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.

8. Para os casos mais sérios de alagamentos, é recomendado preventivamente fazer um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase, como maus contatos, mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos.

9. Pode haver, entre outros, a contaminação do cânister, do óleo da transmissão, do(s) eixo(s) diferencial(is), no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por quatro, o que determina a redução da vida útil dos componentes integrantes desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e freios. Para combater os efeitos dessa possibilidade, é recomendável encaminhar-se rapidamente até uma oficina e solicitar a avaliação desses itens.

10. Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza de todo o sistema para a utilização segura.

Quando você entra na agua o carro tem 3 pontos fracos, onde que se entrar agua o carro apaga: Admissão, Escape e Ignição.
 


Um carro que sofreu enchente nunca mais será o mesmo, e os danos podem doer muito no bolso.


Se entrar agua no sistema de admissão acontece o calço hidráulico;
Se entrar agua no escape e o carro não conseguir expulsar os gases e vai morrer.
Se entrar agua no sistema de Ignição vai gerar falhas no carro e vai morrer, e nem depois da enchente ele vai funcionar enquanto houver o mínimo de agua em alguma parte deste sistema. (Muito comum em distribuidores)

Atravessando...
Carros com motores traseiros como Fusca e Brasília, ou com respiradores feito jeeps podem passar normalmente sem queimar embreagem, pois o motor está protegido da onda que formará na frente do carro ficando melhor que passar devagar... Isso não significa que você pode passar a trocentos km/h na enchente, mas pode por a primeira e enfrentar a agua sem ficar segurando a embreagem.

já outros carros...
Acelere bem o carro de primeira marcha mas não deixe o carro pegar embalo, fique queimando embreagem para isto, pois você não pode deixar formar onda, formando onda faz o nível da agua no motor subir com risco dos ítens 1 e 2 citados acima.

Entre bem lentamente com o carro para que o motor não sofra um 'choque-térmico', você vai reparar que a temperatura vai cair bastante.
Passe com giro alto (lá para 3000+, na pressão), assim não há agua que entre pelo escapamento.
Mantenha uma velocidade baixa, tipo 5~10km/h, mantendo o giro alto e controlando na embreagem até sair.



Quando não tiver mais jeito, coloque o carro no lugar mais alto que puder tranque tudo e vá para um local seguro.


Só se deve passar em ruas alagadas quando se conhece o caminho, pois você não sabe o que está por debaixo da agua.
NUNCA pare de acelerar.
É bom quando sair da enchente andar um pouco com o giro alto, para dar uma "Secada" no sistema, pois as partes elétricas quando molhadas podem gerar falhas, principalmente em baixo giro e fica mais propício a morrer, e se morrer com o sistema de ignição molhado para pegar vai ser difícil.
Caso você verificar que o nível da agua está muito alto e tiver que voltar coloque em ponto morto e deixe o carro parar pela propria resistencia da agua, engate a ré e volte do mesmo jeito, mas tudo SEM parar de acelerar.
Caso venha um veículo na direção contrária tome cuidado com ondas, se você ver que está formando uma onda na sua direção vire o carro em direção contraria a onda para que ela nao bata diretamente na frente do seu carro.

Se você ver que o nível da agua não oferece risco para você e seu carro, é preferível que você fique parado e aguarde a agua baixar, melhor que atravessar uma enchente.
Uma dica legal é tentar se manter sempre no meio da rua, pois geralmente é a parte mais alta da rua.

Caso você não conhece o lugar, melhor não se aventurar pois você não sabe o que lhe espera embaixo da agua, e pode ter um bueiro ou um buraco profundo.

Bolsões d'agua...
Tem gente que acha que só porque a agua está rasa pode passar a mil por hora, engana-se. Além de risco altíssimo de Aquaplanagem a agua espirrada para os lados pelos pneus são jogadas para dentro do cofre motor podendo pegar em partes delicadas, como o distribuidor.


Um carro que sofreu inundação...
Um carro que ficou em uma enchente feia pode nunca mais ser o mesmo carro. Carros antigos que não possuem muitas partes eletrônicas geralmente são mais fáceis de recuperar, na família mesmo ja tem experiência nisso rs.
Primeira coisa é NÃO LIGAR O CARRO DE FORMA ALGUMA, pois com certeza terá agua dentro do motor.
Deve-se desmontar a parte interna inteira, do painel a estofamento e fazer uma limpeza, assim como o porta-malas e limpar cada canto para que não esconda lixo ou lama.
Depois fazer uma limpeza nas partes do motor trocando oleo e deixar secar BEM.

Em dias chuvosos, a cautela é essencial e, na dúvida, nunca queira transpor uma rua alagada. É melhor aguardar a água baixar ou encontrar uma maneira mais segura para chegar ao destino. Muitos motoristas, no entanto, terminam insistindo e não conseguem passar pelos trechos mais alagados.
Se a água está acima da linha dos pneus aí o problema pode ser bem maior. Conheça algumas dicas para você enfrentar os dias de verão com chuva intensas e os alagamentos.






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