Pesquisar neste blog

3º Encontro de veículos antigos km Rodados

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Veículos de coleção não são obrigados a ter extintor de incêndio



Veículos de coleção não são obrigados
a ter extintor de incêndio
Resolução do DENATRAN é de 2004






O alerta foi feito pelo pessoal do Top Classic, um fórum especializado em veículos antigos. Em meio à polêmica envolvendo os novos extintores veiculares de incêndio classe ABC, cuja obrigatoriedade de uso passou a valer em 1º de janeiro desse ano e que foi suspensa temporariamente pela completa falta do produto no mercado, eis que há uma lei em vigor que a maioria dos antigomobilistas desconhece.

De acordo com a Resolução Nº 157, de 22 de abril de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito — CONTRAN — os veículos de coleção não são obrigados a ter extintor de incêndio. Você sabia disso? Eu não! Pois é,... e ela já está em vigor há 11 anos!

Veja o que diz o Parágrafo Único do Art. 1º: “Excetuam–se desta exigência as motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos automotores sem cabine fechada, tratores, veículos inacabados ou incompletos, veículos destinados ao mercado de exportação e os veículos de coleção.”

Consultamos o portal do DENATRAN e está resolução encontra-se lá, na lista de documentos referentes às leis de trânsito. Veja a íntegra do documento aqui!

Ai fica a pergunta: será que as autoridades e os vistoriadores dos DETRANS conhecem essa lei? O fato é que os servidores públicos incumbidos de zelar pelo cumprimento das leis de trânsito no Brasil, são em geral muito mal preparados e muitas vezes desconhecem a legislação — principalmente a que trata dos 'veiculos de coleção'. Aposto que você já ouviu uma ou mais histórias envolvendo uma autoridade despreparada e um carro antigo. Conheço várias...

Será que vale a pena ficar circulando por ai com um automóvel de placas pretas sem o extintor de incêndio, correndo o risco de ser injustamente multado e até mesmo ter o carro apreendido? E se formos a um posto do Detran fazer a vistoria anual sem o equipamento? Será que o carro será aprovado? A quem quiser se arriscar, vale a pena manter uma cópia da tal Resolução no porta luvas do carro.

Fonte: http://www.maxicar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Redes sociais

Total de visualizações de página

Giro

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified